.

22 de maio de 2014

Unknown

Angiografia/Angiogramas - Definição, Descrição, Riscos, Indicações, Complicações

A Angiografia é um tipo de raios-X utilizados para examinar os vasos sanguíneos. As imagens criadas durante uma angiografia são chamadas angiografias. Os vasos sanguíneos não aparecem claramente nos ordinários raios-X, assim que um corante especial é injectado na área que está sendo examinada. O corante destaca os vasos sanguíneos que se move através deles e aparece em branco no angiograma. O nome médico para este tipo de angiografia é o cateterismo cardíaco.

Menos comumente, angiografias também pode ser realizada utilizando a ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC) técnicas.

Quando são utilizados os Angiogramas

A angiografia pode ajudar a diagnosticar as condições que afectam os vasos sanguíneos e o fluxo de sangue através deles. Estes incluem:
  • Doença cardíaca coronária  - o fluxo de sangue através da artéria que alimenta o coração é interrompido, porque se tornou estreitou
  • Aneurisma  - uma seção de uma parede dos vasos sanguíneos protrai por causa de uma fraqueza na parede
  • Aterosclerose  - os vasos sanguíneos tornam-se entupidos com substâncias gordas, como o colesterol; angiografia pode ser utilizada para avaliar o nível da aterosclerose nos vasos sanguíneos específicos.
Os problemas causados ​​pela doença arterial grave incluem derrames, ataques cardíacos , gangrena  e falência de órgãos, por isso é importante que os problemas com a sua circulação são investigados o mais breve possível.
As imagens de angiografia coronária são importantes para ajudar o tratamento do plano para  angina e ataques cardíacos. As opções de tratamento incluem medicamentos ou cirurgia, como uma angioplastia coronariana ou uma revascularização do miocárdio.

O procedimento de Angiografia

A angiografia é realizada no hospital. Ele leva entre 30 minutos e duas horas, dependendo da complexidade da investigação. Você geralmente será permitido ir para casa no mesmo dia, embora, em alguns casos, você pode precisar de ficar no hospital durante a noite.

Na maioria dos casos, angiografias estão previstos procedimentos realizados sob anestesia local, às vezes com sedação. No entanto, a  anestesia geral pode ser usado para as crianças ou se o procedimento é particularmente complexa.

Um tubo muito fino flexível chamado cateter é inserido através de um pequeno corte e em uma de suas artérias, geralmente na virilha ou perna. Um radiologista (um médico especializado em exames de imagem) vai orientar o cateter na área que precisa ser examinada. O corante (medicamente conhecida como um corante de contraste ou de meio de contraste) é injectado através do cateter e para dentro do vaso sanguíneo. Uma série de raios-X são então feitos.

Segurança

A angiografia é geralmente um procedimento seguro e indolor. O risco de complicações graves é baixo. Às vezes, pode causar contusões menores, onde é inserido o cateter. Além disso, algumas pessoas podem ocasionalmente ter uma reacção alérgica ao corante de contraste. Isso geralmente é facilmente tratada com medicação.

Para que é utilizada a Angiografia

Uma angiografia é uma técnica de imagem utilizada para avaliar a saúde dos vasos sanguíneos e como o sangue flui através deles.

Se você tem problemas de circulação, o seu médico pode recomendar que você tem a angiografia coronária para descobrir o que está causando o problema. Os resultados de uma angiografia também podem ajudar a determinarem as opções de tratamento adequados.

Tipos de Angiografia

Existem vários tipos diferentes de angiografia que podem ser usados ​​dependendo da área do corpo precisa de ser examinadas, incluindo:
  • Angiografia cerebral  - usado para estudar os vasos sanguíneos em sua cabeça e pescoço
  • Angiografia coronária  - usado para estudar os vasos sanguíneos que irrigam o coração
  • Angiografia pulmonar  - usado para examinar os vasos sanguíneos nos pulmões
  • Angiografia das extremidades - usado para examinar os vasos sanguíneos em seus braços e pernas
  • Angiografia renal  - usado para examinar os vasos sanguíneos nos rins.
Estes são descritos em mais detalhe abaixo.

A Angiografia Cerebral

A angiografia cerebral pode ser usada se se suspeita que os vasos sanguíneos que fornecem sangue para os cérebros (artérias carótidas) estão a ficar estreitos, interrompendo o fluxo de sangue. Isso pode ser perigoso, pois pode provocar um  acidente vascular cerebral ou  ataque isquémico transitório (mini-AVC).

Se você já teve um acidente vascular cerebral, angiografia cerebral pode ser usado para avaliar a extensão dos danos aos vasos sanguíneos. Em alguns casos, pode ser capaz de identificar a causa subjacente de um acidente vascular cerebral.

A angiografia cerebral também pode ajudar a identificar um aneurisma (uma protuberância na parede do vaso sanguíneo no cérebro) ou um tumor cerebral. Estudar o fluxo de sangue para o tumor pode ajudar a determinar se ele está crescendo, o que pode ser útil no planejamento de tratamento.

A Angiografia Coronária

A angiografia coronária pode ser usada se você tem alguma das seguintes condições:
  • Ataque cardíaco  - uma emergência médica grave em que o fornecimento de sangue para o coração é bloqueado de repente, geralmente por um coágulo de sangue
  • Angina  - dor no peito que ocorre quando o suprimento de sangue para o coração é restrito.
A angiografia coronária também pode ser usada se você tiver um problema de coração que requer cirurgia. Ela ajuda a determinar o tipo de tratamento mais apropriado para você. Isso pode ser:
  • Angioplastia coronária - um procedimento cirúrgico para alargar as artérias coronárias bloqueadas ou estreitas
  • Revascularização miocárdica  - um procedimento cirúrgico para desviar o sangue em torno das artérias estreitas ou obstruídas assim o fluxo sanguíneo para o coração é melhorada 
  • Substituição da válvula aórtica  - cirurgia para tratar problemas que afectam a válvula aórtica e mitral (a válvula que controla o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo do coração a principal artéria do corpo, a aorta)
Veja  a angiografia coronária para mais informações sobre o procedimento.

Tomografia Computorizada Pulmonar

Realizando uma angiografia cateter tradicional carrega um alto risco de complicações. Outro tipo de angiografia conhecida como tomografia computadorizada angiografia pulmonar (CTPA) é, portanto, geralmente a opção preferida.

A CTPA envolve a injecção de meio de contraste nos vasos sanguíneos dos pulmões antes de tomar uma tomografia computadorizada. Se você tem uma embolia pulmonar  em um de seus pulmões, por exemplo, ele vai aparecer na tomografia computadorizada como uma lacuna no seu fornecimento de sangue.
Angiografia das Extremidades

Angiografia das extremidades pode ser usada se pensa-se que o fornecimento de sangue para os músculos das pernas tornou-se restrito. Esta é conhecida como  a doença arterial periférica e que provoca uma variedade de sintomas, o mais comum dos quais é cólicas dolorosas ao caminhar.

Os exames de imagem, como uma ecografia ou tomografia computadorizada, podem ser utilizados em vez de angiografia para investigar quão grave é a condição.

Angiografia Renal

Angiografia renal pode ser recomendada se você tiver sintomas que sugerem que o fornecimento de sangue ao seu rim foi bloqueado de alguma forma.

Estes sintomas incluem:

  • Pressão arterial elevada  (hipertensão) que não responde a tratamento com medicação
  • Inchaço em certas áreas do corpo, como os pés, como resultado de uma acumulação de líquidos (edema)
  • Sintomas de doença renal , tais como coceira na pele e sangue na urina.

Aterosclerose

A aterosclerose  é uma condição em que uma ou mais das artérias é restrita e endurecido devido a uma acumulação de materiais gordos, tal como o colesterol. Esses tipos de material são conhecidos coletivamente como placas.

A aterosclerose não costuma causar quaisquer sintomas visíveis, de modo que o método mais eficaz para o diagnóstico precoce é identificar as pessoas que estão em grupos de alto risco e testá-los para a condição.

Os grupos de alto risco para a aterosclerose incluem as pessoas que:

  • São mais de 40 anos de idade
  • Estão com sobrepeso ou obesos
  • Fumar ou ter uma história prévia de tabagismo pesado
  • Ter uma dieta rica em gordura.
Angiografia normalmente só é realizada se os testes iniciais, tais como o colesterol no sangue e testes de pressão arterial, sugerem que a aterosclerose é provável.

Outras utilizações

Angiografia também pode ser utilizada para:
  • Localizar o local de hemorragia interna
  • Detectar coágulos sanguíneos
  • Investigar lesões a órgãos
  • Planejar a cirurgia que envolve os vasos sanguíneos.

Como é Realizada a Angiografia

Dependendo da complexidade da investigação, angiografia leva entre 20 e 90 minutos. Você geralmente será permitido ir para casa no mesmo dia, embora, em alguns casos, você pode precisar de ficar no hospital durante a noite.

A angiografia é geralmente um procedimento planeado. No entanto, pode ocasionalmente ser feito em carácter de emergência - por exemplo, no caso de um ataque cardíaco.

Nos casos em que uma angiografia é planejada, é provável que você tem um compromisso inicial para discutir uma série de questões. Como parte dessas discussões, você pode ser solicitado:
  • Sobre seu histórico médico
  • Se você tem alguma alergia
  • Se você está actualmente a tomar qualquer medicação.
Também pode ter um número de testes-padrão pouco antes de ter uma angiografia. Estas podem incluir:
  • Testes de pressão arterial
  • Exames de sangue  para verificar como órgãos, como rins ou de fígado estão funcionando
  • Verificação do pulso para ver como rapidamente o seu coração está batendo.
Antes de ter um angiograma, algumas pessoas preferem tomar um sedativo para ajudá-los a relaxar. Neste caso, você será solicitado a não comer por várias horas antes de ter o procedimento. Sua equipe de atendimento será capaz de dar-lhe uma recomendação precisa.

O Procedimento

A maioria dos procedimentos de angiografia são realizadas utilizando o anestésico local para anestesiar a área da pele em que o cateter que vai ser inserido. A sedação pode ser oferecida, se necessário.

Anestesia geral  é usado às vezes quando as crianças precisam ter o procedimento. Isso é porque ele pode ser perturbador para eles ou eles podem achar que é muito difícil ficar parado enquanto estiver sendo realizada.

A coronariografia é realizada por um cardiologista (um médico especializado em doenças do coração). Angiografia vascular periférica é realizada por um radiologista intervencionista (um médico especializado no uso de estudos de imagem). Um enfermeiro pode também estar presentes para ajudar com o procedimento.

Uma linha (IV) intravenosa será inserida em uma veia em seu braço. Ele pode ser usado para entregar sedativos ou qualquer outra medicação, conforme necessário. Eléctrodos (discos pequenos metálicos) podem ser colocados no seu peito para medir seus batimentos cardíacos. Um monitor de pressão arterial também pode ser anexado ao seu braço.

Um pequeno tubo de plástico chamado de bainha será colocado em uma das suas artérias. Um cateter (a, fino tubo flexível de comprimento) é inserido através da bainha e em que as artérias estão a ser analisadas. Dependendo da área do seu corpo que está sendo examinado, o cateter pode ser inserido em uma artéria em qualquer pulso, virilha ou perna.

O cardiologista ou radiologista usará  raios-X para ajudar a guiar o cateter para a área a ser examinada. Corante de contraste será então injectado através do cateter e uma série de raios-X serão tomadas. Isto irá permitir um mapa das artérias para ser criado.

O procedimento não é doloroso, mas você pode sentir uma leve sensação de calor ou uma sensação de queimação leve como corante de contraste se move através de seus vasos sanguíneos. Pode demorar entre 30 minutos e duas horas para concluir o procedimento, dependendo da complexidade de sua condição e que o radiologista encontra.

Em alguns casos, outros procedimentos podem ser realizados durante a angiografia, tal como a inserção de um balão ou um pequeno tubo chamado stent através do cateter para abrir uma artéria estreitada. Isto é conhecido como a angioplastia .

Uma vez que o procedimento tenha sido completado, o cateter vai ser removido e a incisão vai ser fechada usando a pressão manual, uma ficha ou de um grampo.

Depois do Exame

Após angiografia, normalmente você vai ser levado para uma ala de recuperação. Você será solicitado a mentir ainda por algumas horas para evitar sangramento no local da incisão.

As maiorias das pessoas são capazes de deixar o hospital no mesmo dia, depois de ter angiografia. No entanto, você pode, ocasionalmente, precisa ficar em durante a noite para observação. Você vai ser capaz de comer e beber, assim que você se sente pronto para. Pode levar de oito a 12 horas antes que você está bem o suficiente para retomar suas atividades normais.

Dependendo do que o radiologista encontra durante a sua angiografia, eles podem ser capazes de discutir os seus resultados com você logo após o procedimento. Em alternativa, podem elaborar um relatório e enviá-lo para o seu médico.

Complicações de uma Angiografia

As complicações menores pode ocorrer após um procedimento de angiografia, mas complicações graves são raras.

Complicações menores incluem:

  • Hemorragia ou nódoas negras no local da incisão
  • Infecção no local da incisão, que podem precisar de ser tratado com antibióticos
  • Uma ligeira a moderada reacção alérgica ao corante de contraste - o que normalmente pode ser controlado com medicação antialérgica.

Complicações mais graves podem incluir:

  • Danos nos rins
  • Ataque cardíaco 
  • Golpe
  • Danos nos vasos sanguíneos exigindo nova cirurgia 
  • Uma reacção grave com risco de vida alérgica (anafilaxia) ao meio de contraste
  • Morte.
Estas complicações graves são muito raras. Por exemplo, apenas cerca de 1 em 1.000 pessoas terá um derrame, como resultado de ter angiografia, e cerca de 1 em 50.000 a 150.000 pessoas vão experimentar anafilaxia. Em quase todos os casos, o benefício de ter angiografia supera de longe qualquer risco potencial.


4 comments

Write comments
Unknown
AUTHOR
11 maio, 2017 15:37 delete

Boa explicação. Gostei.

Reply
avatar
Diego Silva
AUTHOR
07 dezembro, 2017 05:11 delete

Meu pai teve paralisia na perna e perda da fala após o exame e quase teve um infarto. Infelizmente não foi nada bom o exame

Reply
avatar
Rosângela
AUTHOR
26 setembro, 2018 11:46 delete

Fiz uma Angiografia Cerebral em 22/09/18 para confirmação de um Aneurisma e pisso dizer que foi e está sendo extremamente desagradável,incimiro ,foi dolorosa a introdução e retirada do catéter na artéria,+- 90m,tive ouço de oressso por nervosismo,leve reação ao iodo apos término do procedimento,um curativo com quilos de esparadrapo que foi muito ruim de ser retirado,pior ainda a cola do mesmo...Um edema próximo a virilha que está sendo tratado com compressas e Reparil...Qdo ando dói,ainda que não seja uma dor horrível,incomoda...Resumibdo ...De aoenas 48h afastada das minhas atividades,ficarei em casa até o início do próximo mês...Ufa... Difícil...

Reply
avatar
Rosângela
AUTHOR
26 setembro, 2018 11:53 delete

Posso*Uma experiência ruim*Tive pico de pressão por nervosismo*Resumindo*Apenas 48h* E mais...O hematoma horrível está se espalhando e chegando ao joelho...

Reply
avatar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.